Theme
Uma vez aliviado, respirei à larga, e deitei-me a fio comprido, enquanto os pés, e todo eu atrás deles, entrávamos numa relativa bem-aventurança. Então considerei que as botas apertadas são uma das maiores venturas da terra, porque, fazendo doer os pés, dão azo ao prazer de as descalçar. Mortifica os pés, desgraçado, desmortifica-os depois, e aí tens a felicidade barata, ao sabor dos sapateiros e de Epicuro. Enquanto esta ideia me trabalhava no famoso trapézio, lançava eu os olhos para a Tijuca, e via a aleijadinha perder-se no horizonte do pretérito, e sentia que o meu coração não tardaria também a descalçar as suas botas. E descalçou-as o lascivo. Quatro ou cinco dias depois, saboreava esse rápido, inefável e incoercível momento de gozo, que sucede a uma dor pungente, a uma preocupação, a um incômodo… Daqui inferi eu que a vida é o mais engenhoso dos fenômenos, porque só aguça a fome, com o fim de deparar a ocasião de comer, e não inventou os calos, senão porque eles aperfeiçoam a felicidade terrestre. Em verdade vos digo que toda a sabedoria humana não vale um par de botas curtas.
Machado de Assis
  1. baddeboteco reblogou este post de recomendar
  2. amor-barato reblogou este post de recomendar
  3. carne-v-i-v-a reblogou este post de recomendar
  4. hospedeir4 reblogou este post de recomendar
  5. exclamaras reblogou este post de yflavs
  6. yflavs reblogou este post de preteritando
  7. insansmind reblogou este post de fotosdemais
  8. happylife3 reblogou este post de fotosdemais
  9. estrag-o-blog reblogou este post de fotosdemais
  10. nefelibatapassageiro-blog reblogou este post de fotosdemais
  11. bonecario reblogou este post de preteritando
  12. minha-diretr1z-blog reblogou este post de fotosdemais
  13. toda-todaboa reblogou este post de fotosdemais
  14. nevoaria reblogou este post de fotosdemais
  15. wtttevr reblogou este post de tribais
  16. recomendar postou isso